
Livros Uaná
Nossas vozes, por nós
Organizador: Leila Maribondo
Editora: Uaná
Ano: 2023
Livro Nacional
Idioma: Português
Linha Artístico-Literária
Acesso livre e gratuito.
Somos múltiplas, plurais e possuímos inúmeros relevos, mas, juntas, temos muito em comum. Compartilhamos o processo de se tornar mulher e tudo o que isso representa. Este livro possui a intenção de fortalecer a nossa coletividade, as nossas vozes. É com grande prazer, que convido à todes para a leitura deste e-book, que possui: ilustrações, de Francine Marcondes, Ludmila Mattos e Norma Hennemann; poemas, de Elis Campos, Maria de Jesus e Norma Hennemann; e mini contos, de Letícia Lima e Daiana Soares.
Diálogos sobre educação no Brasil
Organizador: Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho
Editora: Uaná
Ano: 2023
Livro Nacional
Idioma: Português
Linha Acadêmico-Científica
Acesso livre e gratuito.
Diálogos sobre educação no Brasil é um livro cujo propósito consiste em reunir artigos de professores-pesquisadores, com diferentes formações disciplinares na área de Ciências Humanas, mas com um interesse em comum: compreender o caráter e as problemáticas da educação no Brasil. O resultado da junção dessas abordagens é um mosaico de reflexões críticas, que trazem colaborações qualificadas, originais e relevantes sobre temas atuais para o campo educacional. Os artigos trazem os seguintes debates: O artigo de Carlos Douglas traz a trajetória do intelectual orgânico da educação, Demeval Saviani, que completa 80 anos em dezembro de 2023; o artigo de Marisete Beltrame e Vanessa de Quadros sobre a ética na educação e o compromisso docente na formação de indivíduos críticos e comprometidos com a transformação social; o artigo de Luciano da Costa, que alerta sobre a necessidade de constante adaptação da Educação de Jovens e Adultos conforme a realidade social alunos trabalhadores; o artigo de Gabriela Dezidério sobre as problemáticas no ensino de arte e cultura afrobrasileira em escolas da rede de Angra dos Reis/RJ; e o artigo de Leila Barboza sobre o PNAE e a participação popular na construção da soberania alimentar.
O povo dita, eu conto e você interpreta
Autora: Daiana Soares
Editora: Uaná
Ano: 2023
Livro Nacional
Idioma: Português
Linha Artístico-Literária
Acesso livre e gratuito.
Quem conta um conto aumenta um ponto, diz o ditado popular. Todo conto nos investe da história e, por isso, ele se reveste de todo o eu do contador. Não é por mal, mas o contador dá no conto o que tem, razão, emoção, fantasia ou qualquer outra coisa que dele transborde. E cada um, democraticamente, que interprete a história como bem entender. Este é o estado de espírito no qual o livro, de Daiana Soares, se desenrola, é prosa, parte relato, parte memória, é poesia e outra fantasia.
Quilombo do Grotão: práticas de habitar o tempo
Associação das Comunidades Tradicionais do Engenho do Mato (ACOTEM)
Editora: Uaná
Livro Nacional
Idioma: Português
Linha Acadêmico-Científica
Acesso livre e gratuito.
"A autoria desta história é do tempo. Na sua qualidade de agente. Na simultaneidade que o pássaro Sankofa nos oferece: voando em direção ao futuro sem, em nenhum momento, tirar os seus olhos do passado, da ancestralidade. O hoje, existe apenas na medida em que o ontem se renova, se recicla e se reorganiza. O tempo, no Quilombo do Grotão, é autor de anos de resistência, de lutas e de afetos que se restituem todos os dias num território que mais que habitado é vivido, é um agente de atualização e de re-existência. Os contadores das histórias são os seus próprios protagonistas, os lutadores, os resistentes: os herdeiros do passado que voam em direção a um futuro enquanto o constroem."
Reviravolta - Antologia Poética 2023
Organizador: Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho
Editora: Uaná
Livro Nacional
Idioma: Português
Linha Artístico-Literária
Acesso livre e gratuito.
Reviravolta é uma antologia poética que reúne 21 poemas de diferentes autores, cuja lírica está imbuída do espírito de resistência e transformação social. Concebido como um instrumento de luta simbólica contra o autoritarismo, fanatismo, preconceito, racismo e ódio de classe, a premissa básica do livro é que o combate cotidiano por um mundo melhor torna necessário construir e povoar de novas ideias esse mundo que queremos construir. O volume se propõe a isso: ser um espaço onde a mudança se desvela, um vislumbre da mudança social que o Brasil precisa. Um espaço para construir-sonhar um Brasil sem fome, sem desigualdade social, sem exploração, sem racismo, sem machismo, sem homofobia ou qualquer forma de discriminação e preconceito.
Chave-Mestra
Autor: Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho
Editora: Uaná
Ano: 2023
Livro nacional
Idioma: Português
Linha Artístico-Literária
Acesso livre e gratuito.
Chave-Mestra é a obra individual de estreia do poeta e traz para o leitor as questões chave que norteiam sua criatividade. A poesia do livro é um denso extrato de palavras e combinações estéticas, sempre buscando a maneira mais direta para se dizer as coisas, polindo as frases, sem perder a sonoridade e a poética dos versos. Com estilo minimalista e filosófico, o autor busca criar versos que refletem suas inquietações e experiências, deixando claro que a poesia, no significado do seu fazer para o poeta, é uma maneira de lidar com a ansiedade e as angústias da vida. Ao colocar-se como um indivíduo na coletividade, o poeta construiu um livro como um catálogo de sentimentos, reflexões e inquietações, ressignificados em poesia. Por isso Chave-Mestra, para abrir as portas para o entendimento do processo criativo do poeta e suas realizações como um indivíduo em um determinado lugar e momento, ou como a Poesia, através da vivência do poeta, expressou a realidade do país nos últimos anos.

Acabou: Charges sobre o Governo Bolsonaro publicadas na Folha de São Paulo
Autor: Márcio Malta (Nico)
Editora: Uaná
Ano: 2023
Livro nacional
Idioma: Português
Acesso livre e gratuito.
O livro Acabou: charges sobre o governo Bolsonaro publicadas na Folha de São Paulo, de Marcio Malta (Nico), é uma dessas raras produções que emergem em contextos de mudança e transformação. O autor, um destacado nome de uma nova geração de artistas, dono de uma ironia refinada e ácida, encontra na política não apenas um instrumento de vazão para seu processo criativo, mas também um objeto de estudos, pois além de chargista é doutor em Ciências Políticas e professor universitário. O volume apresenta uma sequência cronológica de charges publicadas originalmente na Folha de São Paulo que retratam trágicos acontecimentos políticos, sociais e culturais, durante o governo Bolsonaro. Não se limitando à crítica política, memorializa a partida de personalidades importantes como Elza Soares e Gal Costa. Porém, o tema mais constante no conjunto de charges é o centrão, as desastrosas iniciativas do ministro da economia Paulo Guedes, a pandemia de COVID-19, e deixa, nas palavras do autor, um “gosto de futuro” com a vitória de Lula.
